top of page

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA | BRASIL



A consciência negra é uma dessas datas criadas para preservar a memória da luta por ideais mesmo quando banhada em sangue e sedimentada pela morte. Depois de comandar o Quilombo dos Palmares por quinze anos, Zumbi foi assassinado em 20 de novembro de 1695, em uma área que hoje pertence a Alagoas. Ele liderava o maior reduto de resistência à escravidão do período colonial, que chegou a ter o tamanho de Portugal e contar com 30 mil escravizados fugitivos de fazendas, senzalas e prisões.

Quando Zumbi dos Palmares foi morto, sua cabeça foi decepada, salgada e exposta em praça pública. As autoridades portuguesas queriam desmentir a lenda de que ele era imortal. Naquele ano, Pedro II de Portugal concedeu ao capitão responsável pelo assassinato 50 mil réis.

Desde 2011, a data da morte do líder quilombola é comemorada como o Dia da Consciência Negra. A data foi inserida no calendário nacional neste dia após a luta de muitas pessoas, de ativistas a intelectuais, que queriam fazer o Brasil pensar sobre como lida com a população negra e buscaram estabelecer os próprios marcos temporais e referências.


O que é consciência negra?


A ideia de "consciência negra" está relacionada com a valorização das culturas de matriz africana e da autoestima de populações negras, ambas impactadas de diversas formas pelos processos de racismo. Dessa forma, essa permissão se conecta ao "orgulho negro", movimento de legitimação da estética negra e de reconhecimento de culturas com origem no continente africano que foram sufocadas pelo processo de colonização europeia e pelo deslocamento forçado promovido pela escravidão.

Além disso, o termo sugere a conscientização para questões raciais, em oposição à ideia de superioridade da identidade branca.


Consciência negra é feriado?


A data foi instituída pela Lei 12.519, de 2011, para chamar a atenção da sociedade para o racismo estrutural e propõe a reflexão das suas consequências para a população negra — como a desigualdade salarial e o acesso à educação. Além disso, busca o reconhecimento da influência e da presença da cultura de origem africana no país. O feriado, no entanto, é facultativo e fica a critério dos estados e municípios. Apenas cinco estados adotam a data como feriado local: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro.




 




CURSO DE MARKETING DIGITAL









CURSO DE MARKETING PESSOAL








LIVROS DIGITAIS









COMPRE EM NOSSA LOJA | PARCEIRO

MAGALU|

MAGAZINE LUIZA & MAGAZINE X GERAL

" Tem na minha Loja, o produto que você procura!"





ANUNCIE AQUI | PROMOÇÃO 50%


17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page