top of page

PRIMAVERA | ESTAÇÃO DO ANO NO HEMISFÉRIO SUL


O Início da Primavera 2021 acontece às 16h21 do dia 22 de setembro de 2021.

A primavera começa sempre no dia 22 ou 23 de setembro - quando termina o inverno - e acaba em 21 ou 22 de dezembro, dando lugar ao verão.

Características da Primavera

No hemisfério sul, onde está localizado o Brasil, a primavera é caracterizada pelo desabrochar das flores, chuvas e pelo aquecimento da temperatura.

Nessa estação, o clima é mais ameno, ou seja, não tão quente quanto no verão, e nem muito frio como no inverno.

Essa época é muito apreciada por boa parte das pessoas, pois a natureza fica mais colorida com flores de variados tipos. Por conta disso, é um período conhecido também como "estação das flores".



Equinócio da Primavera

O equinócio da primavera marca o momento exato do início da estação.

O equinócio é um fenômeno astronômico onde o Sol atinge com maior intensidade as regiões próximas à linha do Equador. Nessa altura do ano, o dia tem a mesma duração no hemisfério norte e no hemisfério sul.

O fim da primavera é marcado por outro evento astronômico: o solstício de verão. Este é o período em que o hemisfério sul está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.


O Equinócio de Primavera acontece em 22 de setembro de 2021 às 16h20. Ele é um fenômeno astronômico que marca o início da primavera e costuma acontecer entre os dias 22 e 23 de setembro.

No dia do equinócio de primavera, o dia e a noite têm a mesma duração. Essa característica deu origem ao seu nome, porque a palavra equinócio é formada do latim, em que houve a junção de equi, que significa “igual”, e nocio, que significa “noite”.


Como os equinócios acontecem?

Nos equinócios, o Sol incide sobre a linha do equador, o que acontece graças ao movimento que a Terra faz em torno do Sol, somado ao fato de o eixo da Terra ser inclinado.

A linha do equador é a linha que divide o globo em hemisfério sul e hemisfério norte. Deste modo, como o Sol não fica voltado diretamente para um hemisfério, mas está entre os dois, acontecem as estações que têm as temperaturas mais amenas. Essas estações são a primavera e o outono.

Por isso, acontecem dois equinócios durante o ano: um é o equinócio de primavera, o outro é o equinócio de outono. O equinócio de outono é o momento em que começa a estação do outono.

As outras estações, o verão e o inverno, também começam com um fenômeno astronômico. Esse fenômeno é o solstício, ou seja, há o solstício de verão e o solstício de inverno. Nesse caso, o Sol incide diretamente para o hemisfério em que está começando o verão.



 

ANUNCIE EM NOSSOS PROGRAMAS & JORNAL




CURSO DE MARKETING DIGITAL



LIVROS DIGITAIS



COMPRE EM NOSSA LOJA | PARCEIRO MAGALU|

MAGAZINE LUIZA & MAGAZINE X GERAL

" Tem na minha Loja, o produto que você procura!"






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page