top of page

INVERNO | HEMISFÉRIO SUL


INVERNO


O inverno é a estação mais fria das quatro estações do ano e é comum que durante esta época, em países mais perto dos polos, as temperaturas fiquem abaixo de 0 ºC e que ocorram fenômenos como a queda de neve e a formação de geada.




SOLSTÍCIO DE INVERNO


Solstício de Inverno é um fenômeno da astronomia que marca o início do Inverno. Tendo como referência o Hemisfério Sul, o solstício de inverno é o instante em que o Hemisfério Norte está inclinado cerca de 23,5º na direção do Sol.




RIO GRANDE DO SUL | DIA MAIS CURTO E INVERNO


A duração do dia em Rio Grande varia substancialmente ao longo do ano. Em 2021, o dia mais curto é 21 de junho, com 10 horas e 3 minutos de luz solar. O dia mais longo é 21 de dezembro, com 14 horas e 15 minutos de luz solar.


A estação fresca permanece por 3,6 meses, de 30 de maio a 18 de setembro, com temperatura máxima diária em média abaixo de 19 °C. O dia mais frio do ano é 19 de julho, com média de 11 °C para a temperatura mínima e 17 °C para a máxima.


Não é de hoje que o Rio Grande do Sul vem registrando temperaturas baixas. A capital Porto Alegre, por exemplo, registrou dois recordes seguidos: na manhã de domingo, a capital teve a manhã mais fria do ano com 7,1°C, mas o recorde durou pouco tempo. Na segunda-feira(31), a cidade teve um novo recorde de menor temperatura de 2021, com 4,6°C, pela estação do Instituto Nacional de Meteorologia(INMET).



 



Compre em nossa loja - Parceiro Magalu: " Tem na minha Loja, o produto que você procura!" https://www.magazinevoce.com.br/magazinexgeral/




9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page