top of page

Intolerância na Internet



O Brasil é considerado e reconhecido co-mo um lugar pacífico com um povo tolerante. No entanto, a internet ajudou a desmascarar o mito de que nós, brasileiros, toleramos diferenças.

Em estudo realizado de abril a junho, monitorou-se a internet e constatou-se dez principais tipos de intolerância. Foram analisados ​​sobre o que 393.284 internautas de diversas regiões fizeram no Facebook, Twitter e Instagram, além de páginas de blogs e comentários de sites.

Expressões como cabelo ruim, gordo, vagabundo, retardado mental, boiola, malcomida, golpista, velho e nega predominam as nuvens de palavras encontradas em posts, que revelam todo tipo de intolerância para com o outro em relação à aparência, classes sociais, defeitos, homofobia, misoginia, política, idade, raça, religião e xenofobia.

Por meio do software de monitoramento Torabit, concluiu-se que o Brasil tem na política a tolerância zero mais popular, com quase 220.000 menções; mais de quatro vezes maior que o segundo misógino (50.000 menções); preconceitos relacionados à deficiência, aparência e raça seguem em alta.

Dados da ONG Safernet mostram que as reclamações sobre sites que distribuem esse tipo de conteúdo aumentaram mais de 200% no país. A princípio, parece que a internet criou uma onda de intolerância.

Mas o fato é que as redes sociais apenas potencializaram as conversas que já te-mos no nosso dia a dia. No fundo, as pessoas são as mesmas, tanto na rua quanto na internet.

Então, o Brasil lidera as estatísticas de mortes na comunidade LGBT (dado da Associação Internacional de Gays e Lésbicas); mata muito mais negros do que brancos (Mapa da Violência); aparece em quinto em homicídios de mulheres (Mapa da Violência); registrou aumento de 633% nos casos de xenofobia (Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos); e 6,2% dos seus empregadores confessam não con-tratar pessoas obesas (site de recruta-mento).

Por isso, é fundamental reconstruir os alicerces do respeito e da consideração pelo outro de modo a socializarmos como verdadeiros homens sapiens.




 




CURSO DE MARKETING DIGITAL









CURSO DE MARKETING PESSOAL








LIVROS DIGITAIS









COMPRE EM NOSSA LOJA | PARCEIRO

MAGALU|

MAGAZINE LUIZA & MAGAZINE X GERAL

" Tem na minha Loja, o produto que você procura!"





ANUNCIE AQUI | PROMOÇÃO 50%




26 visualizações0 comentário
bottom of page