Empresas desenvolvem modelo de comunicação empresarial para aumentar conversões
- Dr. Cláudio Cezar Freitas
- há 6 dias
- 3 min de leitura

RP Trader, startup de prospecção e vendas B2B, e Engenharia da Comunicação, há 20 anos no mercado de assessoria de imprensa, inspiram-se na mentalidade disruptiva do Vale do Silício para oferecer ao mundo corporativo estratégias de credibilidade, confiabilidade e viabilidade que se revertam em negócios
Quem não é visto não é lembrado, diz o ditado popular. É verdade, mas no mundo corporativo não basta apenas ser visto. É preciso ser bem visto – para ser bem lembrado. Assim, junto com a visibilidade, devem estar presentes a credibilidade e a confiabilidade. Para oferecer ao mercado estratégias nesse sentido, e a partir da criação de um novo conceito em comunicação empresarial, é que duas empresas do ramo resolveram unir forças.
A RP Trader, startup de prospecção e vendas B2B, e a Engenharia de Comunicação, que há 20 anos presta serviços de assessoria de imprensa a organizações empresariais, firmaram uma parceria para a convergência de suas especialidades. Ou seja, uma comunicação empresarial com métodos combinando tecnologia e inteligência estratégica, que leve à conclusão de vendas. Desenhada no final do ano passado, a parceria está sendo colocada em prática agora, em 2025.
A referência é a mentalidade disruptiva do Vale do Silício – o termo, mais do que identificar um lugar geográfico, tornou-se praticamente um conceito, um símbolo de inovação e estratégias que transformam mercados.
É o que explica um dos atores dessa aliança, o cofundador e CEO da RP Trader, Rafael Mendes. “A inspiração é o modus operandi do Vale do Silício, baseado em modelos de inovação disruptiva e foco em resultados, características de um dos ecossistemas empresariais mais bem-sucedidos do mundo”, afirma Mendes, um expert em vendas. Entre outros trabalhos, é autor do livro “Seja visto e lembrado” e professor da Escola Conquer.
Patrícia Stedile, fundadora e CEO da Engenharia de Comunicação, acrescenta: "O papel da assessoria de imprensa e comunicação sempre foi estratégico. Ela não apenas divulga, mas também desempenha uma função essencial na construção da imagem e da credibilidade para as marcas. Contudo, vamos além: é preciso criar histórias que importem, conteúdos que agreguem valor e fortaleçam a identidade das marcas, posicionando-as como referência no mercado. São histórias que, quando bem contadas, ‘vendem’ muito mais do que produtos. Elas vendem propósito e confiança".
Com a parceria, as ações desenvolvidas vão convergir assessoria de imprensa e marketing de conteúdo, dois pilares que se complementam na construção de marcas fortes. Ou seja, a divulgação de um produto ou serviço passa por contar histórias relevantes, trazer informações e dados úteis às pessoas e à sociedade, como explica Patrícia. “A marca acaba sendo associada a essa relevância, o que lhe agrega credibilidade, diferencial no mercado”, pontua.
Mendes, da RP Trader, reforça a análise: “Quando a assessoria de imprensa produz e distribui um release, não é apenas uma mera ferramenta de comunicação. Aquele release é a construção de uma história, que se reverte em valor para a marca presente naquela história. Ou seja, cada release, cada conteúdo produzido, é uma peça-chave na construção de uma narrativa que posiciona a marca no mercado".
Por isso, mais do que visibilidade, a palavra-chave é notoriedade. “Há referenciais teóricos que mostram que somos propensos a sermos influenciados quando identificamos afinidade. Essa abordagem envolve mais do que números ou vendas: é sobre criar afinidade, despertar admiração e estabelecer conexões reais”, argumenta Mendes. “É a construção de histórias o que ‘vende’”.
A parceria combina, então, as melhores técnicas de produção de textos e de follow (aproximação e estreitamento de laços com veículos de imprensa e formadores de opinião), marca registrada da Engenharia de Comunicação, com as estratégias mais refinadas e assertivas de prospecção de vendas – DNA da RP Trader. “A parceria entre Engenharia de Comunicação e RP Trader cria uma conexão entre ambas que traz ainda mais autoridade a seus negócios”, segundo a avaliação de ambos os CEOs.
“Estamos redefinindo a forma como comunicação e prospecção são realizadas no mercado B2B. Juntas, as empresas estão implementando estratégias que incluem a produção de conteúdo de qualidade, relacionamento com a imprensa e prospecção focada, criando soluções para marcas que buscam crescer e se destacar no competitivo mercado B2B. Essa união prova que, assim como no Vale do Silício, grandes ideias nascem quando diferentes competências se encontram”, sublinham.
Fonte: Patrícia Stedile
CURSO DE MARKETING DIGITAL
CURSO DE MARKETING PESSOAL
LIVROS DIGITAIS
COMPRE EM NOSSA LOJA | PARCEIRO
MAGALU|
MAGAZINE LUIZA & MAGAZINE X GERAL
" Tem na minha Loja, o produto que você procura!"
ANUNCIE AQUI | PROMOÇÃO 50%
PERFUMES | DESPERTE DESEJOS
Comments