top of page

Como aumentar as vendas e lucrar mais no fim de ano


Executivo de Vendas
Ohannes Kiledjian

A aproximação do final de ano e o aquecimento do varejo impulsionado por datas comemorativas como Dia das Crianças, Black-Friday e Natal e pelo 13º salário deverá trazer um novo fôlego para o varejo e movimentar a economia nesse último quadrimestre. Entretanto, ainda que a tendência seja de crescimento, o cenário exige estratégias para atrair o público que podem englobar ações como treinamentos para aumentar as vendas, promoções para movimentar o PDV e contratação de temporários para garantir o bom atendimento ao consumidor.


Segundo a CNDL - Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas os consumidores estão mais otimistas e 71% dos brasileiros devem gastar mais neste segundo semestre em relação aos primeiros meses deste ano, por isso, é fundamental fazer um planejamento para aproveitar o aumento do consumo e reverter parte dessa expectativa em vendas reais.

Você pode começar a programar algumas promoções para essas datas, investir na ambientação da sua loja e também se render ao cashback, uma tendência que vem crescendo, assim como o e-commerce. Se você tem uma loja online, crie ações capazes de atrair o consumidor também para sua loja física como, por exemplo, dar um desconto ou brinde se ele for retirar a compra no seu estabelecimento. Dessa forma, ele vai até a loja, vê outros produtos e ainda pode ser abordado pela sua equipe de vendas.

Com a consolidação do comportamento omnichannel do consumidor, com ele transitando entre os canais e valorizando as vantagens oferecidas pelos diversos pontos de venda, é fundamental que você crie estratégias para se diferenciar e atrair a atenção dele, afinal de contas, no ano passado foram abertas 36 mil lojas virtuais, totalizando 565.300 sites de comércio eletrônico no país, o que representou um crescimento de 6,82% em relação a 2021.

Para sair na frente na disputa pela atenção desse público é importante analisar o consumo via mobile, que hoje representa 55% de todas as vendas, e montar um planejamento para esses últimos meses do ano.


Eu sugiro que priorize a Experiência do Cliente, que é fundamental para diferenciar sua marca das demais. Para atingir esse objetivo, planeje ações capazes de garantir a satisfação do cliente de surpreendê-lo em todos os pontos da sua jornada de compra, personalizando seu atendimento e experiência, investindo inclusive no pós-venda.

Use a tecnologia ao seu favor e ferramentas como o WhatsApp para aumentar seus resultados de conversão. Segundo um estudo da PWC, 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência, então capriche no relacionamento porque uma experiência memorável também aumenta a compra por impulso.


Outra dica é preparar sua equipe para abordar o consumidor de forma diferenciada em cada data comemorativa. Planeje a comunicação, cuide da ambientação do seu PDV e prepare os eventos com antecedência para ter ofertas e um atendimento diferenciado.

A chegada da Primavera/Verão também pode ter uma abordagem especial, aproveitando as cores e a leveza da estação para destacar as tendências, mostrar os lançamentos e apostar na venda de produtos que se complementam, como bolsa e sandália, maiô, chapéu e óculos de sol, enfim, ofereça kits para que a pessoa “entre no clima” da nova estação.

Aproveite também a variedade das festas de Fim de Ano, o Amigo Secreto, as confraternizações e as férias para pensar em ações que podem conquistar o consumidor: ofereça gift cards, prêmios, contrate temporários e invista na sua equipe de vendas dando dicas, reforçando o treinamento e premiando os melhores resultados. Fique atento às oportunidades e às vantagens que só o varejo do segundo semestre proporciona.

Sobre Ohannes Kiledjian

Ohannes Kiledjian é executivo na área de vendas, com passagem por empresas nacionais de grande porte do setor de varejo com foco no segmento de calçados femininos onde ocupa posição de referência em excelência em vendas no ramo de representação. Com experiência em gestão e estratégias de vendas diretas para atacado, varejo e lojas de departamento, desenvolve projetos voltados para pré e pós-venda e gestão de showroom. Atua como consultor e palestrante no segmento.


Fonte: Renata Rebesco


 




CURSO DE MARKETING DIGITAL









CURSO DE MARKETING PESSOAL








LIVROS DIGITAIS









COMPRE EM NOSSA LOJA | PARCEIRO

MAGALU|

MAGAZINE LUIZA & MAGAZINE X GERAL

" Tem na minha Loja, o produto que você procura!"





ANUNCIE AQUI | PROMOÇÃO 50%




10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page