GRIPE CANINA

O que é a gripe canina?

A gripe canina, ou influenza canina, é uma doença respiratória causada por um tipo de vírus da gripe, o Influenza A.

Muito contagiosa, ela é mais frequente durante as estações chuvosas e deixa de ser tão preocupante nos meses mais secos.

Em geral, a gripe canina não costuma colocar em risco a vida do animal, mas, mesmo assim, é importante levá-la a sério. Além de poder evoluir para quadros mais graves, ela também causa muito desconforto ao paciente. Para entender melhor, basta lembrar da última vez em que você ficou gripado.


Como ocorre o contágio? Para desenvolver a doença, o cão tem que ter contato com o vírus. Entre as formas mais comuns de transmissão da gripe estão: Convivência com um animal contaminado; Compartilhamento de bebedouros e comedouros com animal doente, Contato em parques, áreas de recreação e outros espaços, principalmente fechados, com animal que tenha o vírus. A imunidade do cachorro vai determinar se ele apresentará ou não manifestações clínicas da doença.

Por isso, a gripe canina é mais comum durante estações chuvosas e meses mais frios, durante os quais as defesas do organismo tendem a cair. Lembrando que, apesar de contagiosa, a gripe canina não passa para humanos, sendo um risco apenas para outros pets. Dessa forma, é importante não dar nenhum tipo de medicamento humano para gripe canina.


Dr. Paulo Paniz, médico veterinário, fala sobre a gripe canina e, dá algumas orientações importantes para manter a saúde animal.



Entrevistas e reportagens jornalísticas sobre saúde e bem-estar, direito, política, cultura e arte, educação, empreendimentos e ações sociais. Apresentação de programas realizados pelo jornalista Cláudio César, também conhecido como Cezar Freitas ou Dr. Cláudio Cezar Freitas. Jornalista Cezar Freitas - Prêmios Jornalísticos : Mídia Livre / Ministério da Cultura (Nacional); Troféu LBV / Comunicação Televisiva; Estandarte de Ouro; Medalha e diploma do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico DENARC / Polícia Civil; Prêmio Excelência e Qualidade Brasil em Comunicação: Comendador Jornalista Dr. Cláudio Cezar Freitas (Nacional); Comenda e Placa de distinção em Comunicação, do Banco de Alimentos de Porto Alegre; Diploma e Medalha de distinção em Comunicação, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo