top of page

DIA DO ENGENHEIRO | 25 DE OUTUBRO


O Engenheiro Civil possui diversas atribuições, desde projetar até acompanhar a execução da obra ou reforma. Mas isso não quer dizer que seja um trabalho simples, já que através do seu trabalho de fiscalização ele garante segurança e estabilidade dos projetos desenvolvidos.

Veja a seguir algumas das atividades desenvolvidas por um Engenheiro Civil:

  • Elaboração de projetos;

  • Análise das características do solo, da ventilação local e da insolação;

  • Cálculos para verificar os efeitos dos ventos e das mudanças climáticas para saber a resistência dos materiais utilizados;

  • Chefia equipes de trabalho;

  • Planeja e realiza manutenção nas obras;

  • Fiscaliza obras;

  • Especifica as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento básico do edifício.

Sendo assim é possível observar que a atuação desse profissional possui grande relevância para as construções civis, saneamento básico e mobilidade urbana.


Onde e como atua um Engenheiro Civil

Você já conhece algumas das atividades desenvolvidas pelo Engenheiro Civil, agora você irá conhecer quais são as principais áreas de atuação desse profissional, veja a seguir.


Construção Civil

Essa é a área de atuação mais comum no ramo da Engenharia Civil, nela o profissional é responsável por todo processo construtivo da obra, sendo assim irá atuar com projeção, construção e reforma seja de casas, prédios, edifícios, fábricas, dentre outros.


Saneamento

Na área de saneamento, o engenheiro irá trabalhar em obras de saneamento básico e em projetos de exploração do uso da água. Para o desenvolvimento dessas atividades é importante ter entendimento sobre sistemas de abastecimento, tratamento de esgoto e a relação entre eles com o meio ambiente e a saúde pública.


Estradas e transportes

Essa área de atuação vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho devido à expansão das cidades, sendo assim deixa claro a importância do papel do engenheiro civil. O engenheiro irá atuar no planejamento, construção, implantação de vários sistemas de transporte, como também na logística de tráfego, mas sempre pensando no impacto ambiental e social da obra.


Cálculo estrutural

Essa é uma área de atuação de muita importância quando o assunto é segurança, pois através desses cálculos o engenheiro civil consegue avaliar a resistência dos materiais e das diferentes estruturas, para que medidas sejam adotadas para garantir uma construção segura, estruturada e estável.


Materiais de construção

Nessa área de atuação o engenheiro civil irá estudar os materiais, sua aplicabilidade e analisar os seus componentes, com o objetivo de analisar a durabilidade e custo benefício da matéria prima.

Apesar de ser uma área simples de trabalhar, ela requer um amplo entendimento por parte do engenheiro civil, já que além de auxiliar nas escolhas dos materiais para execução da obra, também analisa o impacto ambiental causado.


FELIZ DIA DO ENGENHEIRO!


 




CURSO DE MARKETING DIGITAL









CURSO DE MARKETING PESSOAL








LIVROS DIGITAIS









COMPRE EM NOSSA LOJA | PARCEIRO

MAGALU|

MAGAZINE LUIZA & MAGAZINE X GERAL

" Tem na minha Loja, o produto que você procura!"





ANUNCIE AQUI | PROMOÇÃO 50%




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page