DIA DE SÃO JOÃO BATISTA | FESTA DE SÃO JOÃO



Saiba mais sobre festa de São João. Cobertura exclusiva, Festa de São João, unidade zona sul – Centro de Ensino Pastor Dohms. Entrevistas com pais, alunos e professores da unidade educacional.

No quadro “Alô,Doutor”, Dr. Paulo Paniz, médico veterinário, responde questões encaminhadas pelos telespectadores, em especial fala sobre leishmaniose.

Entrevistas e reportagens jornalísticas sobre saúde e bem-estar, direito, política, cultura e arte, educação, empreendimentos e ações sociais.

Apresentação de programas realizados pelo jornalista Cláudio César, também conhecido como Cezar Freitas ou Dr. Cláudio Cezar Freitas.

Jornalista Cezar Freitas - Prêmios Jornalísticos : Mídia Livre / Ministério da Cultura (Nacional); Troféu LBV / Comunicação Televisiva; Estandarte de Ouro; Medalha e diploma do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico DENARC / Polícia Civil; Prêmio Excelência e Qualidade Brasil 2014 em Comunicação: Comendador Jornalista Dr. Cláudio Cezar Freitas (Nacional); Comenda e Placa de distinção em Comunicação, do Banco de Alimentos de Porto Alegre; Diploma e Medalha de distinção em Comunicação, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.



Dia de São João


O Dia de São João é comemorado anualmente em 24 de junho.

São João é conhecido como o "Santo Festeiro”, e nesse dia são realizadas muitas festas conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras.

Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão e a quadrilha.


Origem do Dia de São João e da Festa Junina


O Dia de São João é celebrado em 24 de junho, por ser a data tradicionalmente atribuída ao nascimento de João Batista.

Existem duas possíveis explicações para a origem do termo Festa Junina. A primeira é pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho. Já a segunda teoria afirma ser uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada de Festa Joanina.


História de São João Batista


São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.

Filho de Isabel e Zacarias, João nasceu na Judeia no ano 2 a.C., e se tornou popular. Vivendo como um nômade e pregando, conseguiu cativar as pessoas para se batizarem.

No ano 27 d.C. João Batista morreu decapitado a mando de Herodes, que vivia em adultério com a mulher de seu irmão, Herodíades.

No aniversário de Herodes, a filha de Herodíades dançou de forma tão surpreendente que, admirado, Herodes prometeu dar o que ela quisesse. Orientada por Herodíades, a filha pediu a cabeça de João Batista numa bandeja, porque João condenava o comportamento adúltero do casal.


A Festa Junina de São João


O São João é uma das principais figuras das festas juninas. Nessa comemoração, a quadrilha é a dança típica e os dançarinos vestem-se com roupas caipiras.

Além dos tradicionais balões e fogueiras, várias brincadeiras dão mais brilho à festa. São exemplos: pescaria, cadeia, correio-elegante e boca do palhaço.

O Dia de São João também é marcado pela culinária, com várias comidas e doces típicos, como:

  • rapaduras

  • amendoim

  • bolo de milho

  • cocada

  • curau

  • canjica

  • bolo de macaxeira / mandioca

  • paçoca

  • pé de moleque

Existem outros pratos que variam de acordo com a região brasileira em que é celebrado o São João.

Essas iguarias estão quase sempre presentes nas festas. Cidades do interior do Brasil, em especial, fazem festas mais típicas e possuem costumes bastante difundidos entre todos os habitantes, diferentemente do que acontece nas cidades grandes.



ORAÇÃO: SÃO JOÃO BATISTA


“Ó Glorioso São João Batista,

príncipe dos profetas, precursor do divino Redentor,

primogénito da graça de Jesus e da intercessão da

sua Santíssima Mãe, que fostes grande diante do Senhor,

pelos estupendos dons da graça que

maravilhosamente recebestes desde o

seio materno, e por vossas admiráveis virtudes,

alcançai-me de Jesus, ardentemente que com fé,

a graça que necessito, lhe suplico… (peça a graça)

Alcançai-me também, meu excelso protetor,

singular devoção a Virgem Maria Santíssima,

que por amor de vós foi com pressa à casa de vossa mãe Isabel,

para serdes livre do pecado original

e cheio dos dons do Espírito Santo.

Espero conseguir essa graça se for da vontade Divina,

meu Santo protetor.

São João Batista, rogai por nós!”


(reze: 3 pai nossos, 3 ave-marias, 3 glórias)



 

ANUNCIAR: https://drclaudiocesar.net/promoes


CURSO DE MARKETING DIGITAL: https://www.drclaudiocesar.net/post/curso-de-marketing-digital


LIVROS DIGITAIS: https://drcezarfreitas.wixsite.com/livros


Compre em nossa loja - Parceiro Magalu: " Tem na minha Loja, o produto que você procura!" https://www.magazinevoce.com.br/magazinexgeral/



gif

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo