top of page

Chatbots Bard e ChatGPT entram em disputa acirrada por usuários



O Bard, chatbot inteligente do Google, concorrente do ChatGPT, passa a funcionar de maneira integrada a outros produtos/serviços da empresa, como o Gmail, o Google Drive, Docs, YouTube e Mapas. Ele passa a ser disponibilizado também em português, que garante respostas precisas.

O Modelo de distribuição do Bard se integra com os produtos mais populares da Google. A ideia da empresa é transformá-lo numa extensão dos produtos. Segundo Carlos Rafael Neves, professor de Sistemas de Informação da ESPM, a ideia é muito sagaz por usar como parte técnica, pois sendo uma extensão sua manutenção ou alteração é agilizada e não interfere na funcionalidade. “Você não compromete a funcionalidade do começar a dar um problema ou precisar de algum ajuste. As correções podem ser realizadas com agilidade sem afetar os problemas que encontramos hoje no Google Docs”.

O especialista explica que a integração só é possível a partir de extensões (plugins), pequenos programas que permitem ampliar a atuação do chatbot ao conectá-lo com serviços específicos como um recurso já adotado pela OpenAI com a sua ferramenta. No entanto, assim como a companhia limita os plugins a usuários pagos do ChatGPT, o Google também terá inicialmente uma restrição dessas extensões do Bard. “Embora já estejam disponíveis no Brasil, elas só funcionam com comandos em inglês, algo que deve mudar no futuro. Para usar os plugins, o usuário será notificado da mudança e poderá acessar uma página especial onde poderá escolher o que usar”.

Mas, o concorrente do Bard, o ChatGPT, anunciou que os usuários podem navegar na internet o que contribuirá no fornecimento de informações atuais aos usuários e que a navegação não está mais limitada a dados anteriores a setembro de 2021. “As funcionalidades apresentadas no concorrente levaram a Open AÍ, criadora do ChatGPT, e a Microsoft a investir ainda mais na sua inteligência artificial agregando ao Bing, o motor do chatbot para acessar a internet. “Hoje o ChatGPT permite que o usuário tenha conversas de voz e interaja por meio de imagens, aproximando o produto de populares assistentes que têm como base a inteligência artificial (IA)”.

No ChatGPT a navegação pela internet está disponível apenas aos usuários dos planos pagos Plus e Enterprise. Talvez no futuro liberem a navegação para todos os usuários da versão gratuita, permitindo assim que o chatbot tenha conversas de voz com os usuários e interaja por meio de imagens, aproximando o produto de assistentes populares de inteligência artificial”, diz Neves.

O especialista está disponível para comentar o assunto.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.


Fonte: Carlos Rafael Neves


 




CURSO DE MARKETING DIGITAL









CURSO DE MARKETING PESSOAL








LIVROS DIGITAIS









COMPRE EM NOSSA LOJA | PARCEIRO

MAGALU|

MAGAZINE LUIZA & MAGAZINE X GERAL

" Tem na minha Loja, o produto que você procura!"





ANUNCIE AQUI | PROMOÇÃO 50%




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page