5G revoluciona o Brasil e oferece oportunidades para a radiodifusão

Segundo o Presidente do SindiRádio, Roberto Cervo Melão, o rádio não deixará de existir, mas terá um futuro híbrido.
A chegada do 5G ao Brasil está transformando a forma como os usuários se conectam à internet e abre uma janela de oportunidades para o crescimento digital das emissoras de rádio. Com alta velocidade, boa cobertura e baixa latência, o 5G está levando os usuários a considerarem a possibilidade de abandonar os planos de banda larga e utilizarem apenas a rede móvel. Diante deste cenário, o Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (SindiRádio), tem investido, cada vez mais, em capacitações para auxiliar as emissoras na adaptação a esse novo ambiente digital.
“Nosso objetivo é fortalecer a radiodifusão gaúcha e entregar o nosso melhor para a sociedade e, para que isso seja possível diante de tantos avanços tecnológicos, visamos sempre o desenvolvimento do setor. Por isso, seguimos investindo em novos cursos e eventos de capacitação”, destacou o Presidente da entidade, Roberto Cervo Melão.
A latência, que é o tempo de resposta até o carregamento de um conteúdo digital, está mais baixa do que a banda larga na maioria das cidades brasileiras, graças ao 5G. Além disso, a velocidade do 5G supera facilmente os 400 Mbps em cidades como Curitiba, Porto Alegre e Teresina. Essa evolução tecnológica traz uma oportunidade para as emissoras de rádio se beneficiarem do crescimento do streaming, oferecendo conteúdo digital de qualidade aos usuários. A rede móvel do 5G, que está disponível através das antenas espalhadas pelas cidades, permite um acesso facilitado aos serviços de rádio. No entanto, ainda existem desafios a serem enfrentados, como o custo para o usuário e a melhoria da cobertura do 5G em áreas de alta demanda. Melão também destaca sobre o futuro da radiodifusão, onde o rádio não será substituído, mas terá um futuro híbrido, combinando o sinal via FM ou rádio digital terrestre com os dados de internet.
“O rádio e outras tecnologias continuam sendo relevantes para a entrega de conteúdo em áudio. No entanto, é importante que as emissoras estejam atentas ao crescimento do 5G e busquem tornar simples e rápido o acesso ao conteúdo digital”. Salientou Melão.
Com um ano de implantação completado recentemente, o 5G brasileiro continua expandindo sua implementação, beneficiando cada vez mais cidades e habitantes. Segundo dados do MCom, todas as 27 capitais brasileiras já possuem cobertura 5G, assim como municípios com mais de 500 mil habitantes e regiões metropolitanas. Até o momento, cerca de 66,4% da população do país já tem acesso ao 5G. A expectativa é que a tecnologia continue a se expandir, fortalecendo o potencial de rádio em um futuro próximo.
Fonte: Bibiane Engroff
#drclaudiocesar.net #claudiocezarfreitas
CURSO DE MARKETING DIGITAL
CURSO DE MARKETING PESSOAL
LIVROS DIGITAIS
COMPRE EM NOSSA LOJA | PARCEIRO
MAGALU|
MAGAZINE LUIZA & MAGAZINE X GERAL
" Tem na minha Loja, o produto que você procura!"
ANUNCIE AQUI | PROMOÇÃO 50%